As instruções aos autores podem estimular o acesso aberto no Brasil?

  • Juliana Gonçalves Reis
  • Helio Kuramoto UFMG
  • Pascal Aventurier Institut National de la Recherche Agronomique
  • Rodrigo Murtinho

Resumo

Um recurso imprescindível ao desenvolvimento da Ciência Aberta é ter padrões mínimos de informação sobre Política de Acesso Aberto nas instruções aos autores. Foram analisadas n=93 instruções aos autores de periódicos de Ciências da Saúde da Coleção SciELO Brasil. Observou-se que os periódicos estão disponíveis na Web, possuem ISSN Versão online, não contemplam informações divulgação em recursos digitais, refletem o modelo impresso em suas diretrizes, não informam sobre a disseminação da produção científica por meio de redes sociais, revistas secundárias e repositórios institucionais ou temáticos. A ausência de tais estímulos nas instruções aos autores não apoia as Políticas de Acesso Aberto.

Palavras-chave: Acesso aberto. Instruções aos autores. Periódicos científicos.

link: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/1457/1635

Biografia do Autor

Juliana Gonçalves Reis

Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde (ICICT), Editora executiva da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis).

 

Helio Kuramoto, UFMG

Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Ciência da Informação.

Pascal Aventurier, Institut National de la Recherche Agronomique

Mestre em Sciences de lInformation et de la Communication. Responsável Regional dos Recursos em Informação Científica Institut National de la Recherche Agronomique. Centre PACA. Avinhão, França 

Rodrigo Murtinho

Doutor em Comunicação Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), Editor científico da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis).

Publicado
2016-07-27
Seção
Resumos de artigos científicos