Em busca da retórica da validação na informação científica imagética: primeiros olhares

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo compreender a presença e o uso de elementos retóricos em imagens científicas, construídas pelos pesquisadores com vistas à validação pelos pares. Os procedimentos metodológicos são tecidos a partir de duas etapas: a primeira apresenta os conceitos utilizados para a fundamentação teórica; a segunda identifica uma instituição que possua no seu quadro pessoas com grau de doutor em áreas diversas para análise documental e entrevista, dentro de um recorte pautado no objeto da pesquisa, a produção e o uso de imagens científicas. A pesquisa deve, por fim, se aproximar dos objetivos quando houver a apuração dos dados coletados na etapa empírica e utilizar os aportes teóricos da retórica e da validação, culminando em matrizes conceituais e análises dos dados pelo viés da linguagem.

Biografia do Autor

Márcia Feijão de Figueiredo, Colégio Pedro II

Mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência eTecnologia convênio com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gustavo da Silva Saldanha, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 
Publicado
2016-12-06
Seção
Pesquisas em andamento