O incentivo da leitura na biblioteca escolar

  • Diego A. Salcedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Jailiny Fernanda Silva Stanford

Resumo

Parte do pressuposto de que é relevante indicar, desde cedo, o universo da leitura à criança. Mostra que a prática de leitura faz parte do cotidiano humano e que é uma das maneiras de adquirir, produzir, organizar, usar e transmitir conhecimento. Considerando esses pressupostos tem como objetivo explorar as dificuldades relacionadas às práticas de incentivo a leitura em bibliotecas escolares. Para isso, realiza uma revisão bibliográfica e um debate teórico. Identifica, analisa e explora os hábitos da leitura, o papel da biblioteca escolar e o processo de mediação que pode estimular na formação de crianças leitoras. Conclui que a biblioteca escolar é um mecanismo pedagógico e mediador essencial para incentivar o hábito de leitura nas escolas, por meio de atividades de prática leitoras, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Palavras-chaves: Biblioteca escolar. Conhecimento. Leitura. Mediação

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/377/484

Biografia do Autor

Diego A. Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciência da Informação
Jailiny Fernanda Silva Stanford
Bacharel em Biblioteconomia
Publicado
2016-11-07
Seção
Resumos de artigos científicos