O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas

Autores

  • Liliane Juvência Azevedo Ferreira Universidade de Brasília
  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Universidade de Brasília
  • Dalton Lopes Martins Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2016v11n2.31327

Resumo

A Gestão do Conhecimento constitui-se em um complemento na administração organizacional. Entre outras características, reconhece os fluxos informais de informação, cujo tratamento requer o uso de tecnologias, promovendo a criação, armazenamento e transferência do conhecimento. As Redes Sociais, neste contexto, representam os atores que criam, geram e disseminam esse conhecimento, reforçando a ideia de que o conhecimento organizacional se estabelece a partir da construção social. Este trabalho é um ensaio teórico cujo objetivo é apresentar algumas concepções que aproximam as temáticas Gestão do Conhecimento e Redes Sociais. Constitui-se em uma pesquisa exploratória, por meio de revisão bibliográfica. Os resultados apontam que tais abordagens têm contribuído à Ciência da Informação e que podem ser aplicadas em ambientes organizacionais, tais como de bibliotecas. E a metodologia de Análise de Redes Sociais pode ser uma importante aliada na promoção destes estudos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimento. Redes Sociais. Bibliotecas. Link: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8640994/pdf

Biografia do Autor

Liliane Juvência Azevedo Ferreira, Universidade de Brasília

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCInf/UNB).

Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília

Professora da Faculdade de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás

Professor no Departamento de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

 

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos