Categorização de serviços da Web 2.0: uma proposta de apoio aos bibliotecários

  • Luana Gomes Dias Universidade de Brasília
  • Hallison Phelipe Lopes de Castro Universidade de Brasília
  • Márcio Bezerra Da Silva Universidade de Brasília

Resumo

Apresenta um estudo sobre os serviços e ferramentas da Web 2.0 em favor dos bibliotecários, que ao serem implementados formalizam a chamada biblioteca 2.0. Fundamenta teoricamente o trabalho por meio de conceitos, breve histórico, serviços e exemplos de ferramentas da Web 2.0. Objetiva propositar uma categorização tipológica de serviços da Web 2.0, além de elencar exemplos de suas respectivas ferramentas, ambos via percurso metodológico constituído pelas pesquisas exploratória e bibliográfica, com abordagem de coleta de dados qualitativa e campo de estudo formalizado por ambientes da Web 2.0, inclusive lojas virtuais (e-commerce). Categoriza os serviços da Web 2.0 como etiquetagem, compartilhamento de arquivos, fluxo de mídia, armazenamento em nuvem, produção de conteúdo, redes sociais, monitoramento em tempo real do comportamento do usuário, feedback, marketing digital e disseminação seletiva da informação (DSI). Conclui-se que o uso consciente dos serviços da Web 2.0 está atrelado a eficiência dos produtos ofertados pelas bibliotecas, especialmente na Internet, cabendo aos bibliotecários explorarem o uso da inteligência coletiva em prol das melhores estratégias frente as ações de produção, organização, armazenamento, monitoramento, compartilhamento e disseminação da informação.

Palavras-chave: Web 2.0. Serviços da Web 2.0. Ferramentas da Web 2.0. E-commerce. Biblioteca 2.0.

Link: http://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/38/51

 

Biografia do Autor

Luana Gomes Dias, Universidade de Brasília
Aluna pesquisadora do projeto Estudo sobre a aplicação de recursos da Web 2.0 nos sistemas de automação de bibliotecas (SAB), realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2014-2015, da Universidade de Brasília (UnB). Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade de Brasília (UnB)
Hallison Phelipe Lopes de Castro, Universidade de Brasília
Aluno colaborador no projeto Estudo sobre a aplicação de recursos da Web 2.0 nos sistemas de automação de bibliotecas (SAB), realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2014-2015, da Universidade de Brasília (UnB). Graduanda em Biblioteconomia, pela Universidade de Brasília (UnB).
Márcio Bezerra Da Silva, Universidade de Brasília
Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB); Tecnólogo em Processamento de Dados, pela Escola Técnica Virgínia Patrick (ETVP – RJ); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB); Doutorando em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Publicado
2016-12-29
Seção
Resumos de artigos científicos