Trajetória Docente na Biblioteconomia da UFC-Cariri/UFCA: de 2007 a 2015

  • Maria Ludmila Sousa Silva Universidade Federal do Cariri
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri

Resumo

Trata da trajetória docente no Curso de Biblioteconomia da UFC-CARIRI/UFCA. Como problema apresenta a seguinte pergunta: quais as principais características que marcam a trajetória dos docentes do curso de Biblioteconomia no que se refere a formação acadêmica, projetos (Ensino, Pesquisa e Extensão) e a produção bibliográfica? Objetiva investigar os docentes do curso Biblioteconomia da UFCA contemplando a formação acadêmica, projetos (Ensino, Pesquisa e Extensão) e a produção bibliográfica a fim de reconhecer a trajetória como profissionais da educação superior. O estudo se justifica como fenômeno institucional, visando reconhecer a construção do Curso de Biblioteconomia da UFCA e social para partilhar com a comunidade acadêmica o antes e o hoje do Curso insuflando perspectivas para o futuro. Conclui-se que o Curso de Biblioteconomia da UFCA teve um exponencial crescimento nos processos de formação acadêmica, elaboração de projetos, especialmente pesquisa e produção bibliográfica, embora esta última ainda muito desproporcional entre os docentes.Palavras-chave: Biblioteconomia – UFC/Cariri – UFCA. Docentes. Formação acadêmica. Projetos – Ensino – Pesquisa – Extensão. Produção Bibliográfica.Link: http://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/32/45

Biografia do Autor

Maria Ludmila Sousa Silva, Universidade Federal do Cariri
Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri; Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomi; Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/UFCA: Biblioteca, Informação e Sociedade (BIS).
Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri
Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri
Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasilia (UnB); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
2016-12-29
Seção
Resumos de artigos científicos