Usabilidade e qualidade da informação: um estudo do Portal do Aluno da Universidade Federal do Espírito Santo

  • Maria Beatriz Aguiar de Oliveira Takashi Mestre em Gestão Pública pela Uni- versidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.
  • Taciana de Lemos Dias Doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil. Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Brasil. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da avaliação do Portal do Aluno da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, quanto à Usabilidade e Qualidade da Informação. Foram analisadas 900 respostas obtidas por meio de um questionário eletrônico aplicado aos 18.473 usuários do Portal, durante as etapas de solicitação e ajuste de matrícula do semestre letivo 2014/1. No modelo de pesquisa proposto, a Usabilidade é composta de seis dimensões (Facilidade de Aprendizado, Facilidade de Memorização, Eficiência, Satisfação, Suporte a erros e Utilidade). Constatou-se que todas as dimensões, com exceção da Facilidade de Aprendizado, afetam a percepção dos respondentes quanto à Qualidade da Informação do Portal. A Satisfação foi a dimensão mais influente. Os respondentes foram classificados em três grupos distintos, de acordo com a avaliação da Usabilidade do Portal, visando compreender e atender a demandas diferenciadas desses usuários. Concluiu-se que o Portal do Aluno da Ufes, embora possua oportunidades de melhorias, foi avaliado acima da média quanto à Qualidade da Informação e à Usabilidade. Dentre as dimensões da Usabilidade, a Satisfação obteve boa avaliação indicando que o Portal tem cumprido sua função de atender à necessidade de informação dos discentes.

Palavras-chave: Usabilidade. Qualidade da Informação. Portais. Portal do Aluno. Universidade Federal do Espírito Santo.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28260/15553

Publicado
2016-12-29
Seção
Resumos de artigos científicos