GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO EM COORDENAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS

  • Luzia Góes Camboim
  • Simone Bastos Paiva
  • Maria das Graças Targino

Resumo

Os últimos anos registram incremento do número de cursos brasileiros de graduação e de matrículas, em diferentes áreas, na esfera das instituições federais de ensino superior (IFES), em particular, das universidades públicas federais, em decorrência de mudanças nas políticas governamentais para a educação superior decorrente das crescentes demandas sobre o setor. As recentes exigências em termos de qualidade e produtividade para o setor público requerem que tal aumento ocorra acompanhado de incremento similar na qualidade dos cursos oferecidos. Considerando-se que o recurso informacional tem se revestido de importância estratégica no atual cenário da era da informação e do conhecimento, este estudo objetiva abordar os aspectos que compõem os processos de gestão estratégica da informação nas coordenações das universidades públicas federais com o intuito de responder à questão central de pesquisa: como pode ser pensada, de forma genérica, a gestão estratégica da informação no âmbito das coordenações de cursos de graduação em universidades públicas federais? Para tanto, efetiva-se pesquisa bibliográfica com vistas a analisar aspectos teóricos sobre gestão da informação e gestão estratégica da informação, acompanhada de pesquisa documental sobre aspectos do funcionamento das referidas instituições de ensino, de maneira a identificar conexões entre aspectos do fluxo informacional no âmbito das coordenações de cursos e as etapas da gestão estratégica da informação.

Palavras-chave: Gestão estratégica da informação. Ensino superior. Instituições federais de ensino superior. Universidades públicas federais. Coordenações de cursos de graduação.

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/25158/15482

Publicado
2016-12-29
Seção
Resumos de artigos científicos