Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB

  • Cecília Leite IBICT
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão UNB
  • Eny Marcelino de Almeida Nunes IBICT
  • Fabiene Castelo Branco Glória Georges Feres IBICT
  • Glória Georges Feres UNESP
  • Isa Maria Freire UFPB
  • Regina Celia Baptista Belluzzo UNESP

Resumo

Destaca, no campo da Ciência da Informação no Brasil, a importância das publicações geradas por eventos científicos, especificamente no escopo da Competência em Informação (CoInfo), analisando o trabalho e a produção de sua principal sociedade científica, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB. Apresenta resultados de pesquisa que envolveu o corpus de documentos divulgados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ENANCIB, agenda científica anual da ANCIB, observando literatura produzida por trabalhos científicos sobre CoInfo apresentados em todos os Anais do Enancib, no período de 1994 a 2015, com a identificação da inserção do tema no conjunto de seus principais Grupos de Trabalho. A pesquisa teve abordagem de caráter exploratório-descritivo, envolvendo a pesquisa documental e histórica. A busca foi efetuada no portal de eventos ANCIB - ENANCIB, a partir da seleção dos trabalhos relacionados com a temática “Competência em Informação” e de sete termos correlatos: information literacy, competência informacional, alfabetização informacional, aprendizagem informacional, alfabetização em informação, letramento informacional, educação de usuários. Para mensuração dos trabalhos foi utilizada a técnica de Bardin. Os resultados mostram que a partir de 2009 há um crescimento na produção de trabalhos sobre CoInfo apresentados no ENANCIB, indicando que os espaços mais usados para a aplicação de metodologias são as bibliotecas. Esses resultados mostram ainda que o corpus de documentos tratando do tema e o crescente interesse dos pesquisadores pelo mesmo, aliados às possibilidades de realização de seminários envolvendo essa temática em foco na programação recente de Pós-ENANCIB, possibilita uma visão de futuro muito promissora sobre a realização de estudos, pesquisas e a consolidação efetiva da CoInfo na área da Ciência em Informação e sua visibilidade, no Brasil. Conclui apresentando os esforços realizados por várias instituições para o desenvolvimento da CoInfo no Brasil, em evento de impacto internacional.

Palavras-chave: Competência em Informação. Ciência da Informação - Produção Científica. ANCIB.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983

Biografia do Autor

Cecília Leite, IBICT

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, UNB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Associada da Universidade de Brasília, Brasil. 

Eny Marcelino de Almeida Nunes, IBICT

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Tecnologista de Informação do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Fabiene Castelo Branco Glória Georges Feres, IBICT

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Tecnologista de Informação do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Glória Georges Feres, UNESP

Doutora em Educação para a Ciências pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Campus Marília, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Regina Celia Baptista Belluzzo, UNESP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Camus Marília, Brasil.

Publicado
2017-05-29
Seção
Resumos de artigos científicos