As rugosidades do Ciberespaço: um contributo teórico aos estudos dos web espaços informacionais.

  • Ricardo Medeiros Pimenta Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Resumo

Este artigo apresenta uma contribuição à área da Ciência da Informação, em sua dimensão teórica, ao trabalhar conceitos do geógrafo Milton Santos como elementos norteadores para uma análise das infraestruturas físicas e tecnológicas que compõem o que intitulo como web espaços informacionais. Balizado também em conceitos do filósofo Gilbert Simondon, propõe-se identificar as estruturas e objetos técnicos que compõem estes espaços em seu processo de concretização, reconhecendo nestes mesmos, práticas recorrentes de um cenário global marcado pela concentração de capital e conhecimento científico tecnológico. O artigo abre, com isso, a proposição de que as formas de visibilidade e acesso da informação nos web espaços informacionais constituem-se a priori como rugosidades de uma estrutura já existente apesar das inovações quanto aos objetos, plataformas e sistemas informacionais em constante ebulição.

Palavras Chave: Ciberespaço. Internet. Informação.Rogosidade. Milton Santos.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28116

Biografia do Autor

Ricardo Medeiros Pimenta, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Brasil.

Publicado
2017-05-29
Seção
Resumos de artigos científicos