A Cognição Distribuída como referencial teórico para os estudos de usuários da informação.

  • Janicy Aparecida Pereira Rocha UFMG
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula UFMG
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte UFMG

Resumo

Partindo das relações já estabelecidas entre as três abordagens dos estudos de usuários da informação e os paradigmas da Ciência da Informação, a influência de perspectivas cognitivas nessas abordagens é apontada. Em seguida, são apresentadas a Cognição Distribuída e duas opções metodológicas a ela vinculadas – a Distributed Cognition for Teamwork e a etnografia cognitiva. Ambas são sugeridas como um quadro teórico-metodológico de elevado potencial para estudos de usuários da informação conforme a abordagem social. A reflexão realizada aponta que esse conjunto teórico-metodológico é indicado para subsidiar estudos de usuários pautados pela abordagem social, entendidos como estudos de práticas informacionais.

Palavras-chave: Cognição Distribuída. Distributed Cognition for Teamwork. Etnografia Cognitiva. Estudo de usuários.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28563

Biografia do Autor

Janicy Aparecida Pereira Rocha, UFMG

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Claudio Paixão Anastácio de Paula, UFMG

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brsil.

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Publicado
2017-05-29
Seção
Resumos de artigos científicos