Caracterização do comportamento de busca e uso de informação na área da Saúde: o Modelo de Ellis aplicado ao estudo do comportamento informacional de pacientes

  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará
  • Virgínia Bentes Pinto Universidade Federal do Ceará

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o comportamento informacional de pessoas leigas na área da Saúde por meio do modelo ampliado de busca e uso de informação de Ellis (1989), considerando a ampliação proposta posteriormente por outros autores. O estudo baseou-se na fenomenologia sociológica, corroborando o modelo ampliado de Ellis como uma ferramenta capaz de identificar regularidades quanto ao comportamento de busca e uso de informação de usuários não especializados na área da saúde, sendo também passível de aplicação no estudo de outros públicos-alvo. Essa afirmação decorre do fato de que nem todos os aspectos, fases e etapas do comportamento informacional dos sujeitos desta pesquisa se inserem (estão representados) no modelo ampliado de Ellis, no entanto, o modelo se apresenta bastante genérico e capaz de subsidiar estudos e pesquisas de outros grupos sociais.

Palavras-chave: Modelos de comportamento de busca e uso de informação. Comportamento informacional. Busca por informação. Uso de informação. Informação na área da Saúde.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28583

Biografia do Autor

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Virgínia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Sciences de lInformation et de la Communication na Université Stendhal-Grenoble-3, França. Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Publicado
2017-05-29
Seção
Resumos de artigos científicos