Perfil dos periódicos brasileiros mantidos por IES e Sistema Qualis: análise dos títulos indexados na Web of Science e Scopus

  • Emanoel Quartiero Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edna Lúcia da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Analisa características dos periódicos científicos do Brasil mantidos por Instituições de Ensino Superior (IES) e indexados nas bases Web of Science e Scopus. Para a realização deste estudo buscou-se identificar tais publicações; verificar as IES editoras e as regiões das publicações localizadas; e levantar aspectos essenciais dos periódicos, sendo eles: idioma, periodicidade, tipo de acesso, área do conhecimento, classificação Qualis-CAPES e plataforma editorial. A coleta dos dados foi realizada nas páginas Web dos periódicos, no Diretório UlrichsWeb e no site do Sistema de Regulação do Ensino Superior  (e-MEC) do Ministério da Educação no Brasil. Foram identificados 140 títulos indexados na WoS e ou Scopus. Os dados apontam as universidades como IES responsáveis pela maioria das revistas e que as regiões que comportam a maior parte dessas publicações são as sudeste e sul do Brasil. A pesquisa detecta a condição de acesso aberto dos títulos, constata que as plataformas editoriais de maior uso são o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Open Journal Systems e SciELO, e que as áreas do conhecimento predominantes são as de Ciências Sociais (26 títulos), Ciências Agrárias e Biológicas (25 títulos) e Medicina (15 títulos). Em relação aos idiomas admitidos para publicação, o português, espanhol e inglês formam a combinação mais utilizada.

Palavras-chave: Comunicação científica. Periódicos científicos brasileiros. Instituições de Ensino Superior. Qualis

Link: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/96733/118559

Biografia do Autor

Emanoel Quartiero, Universidade Federal de Santa Catarina
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Edna Lúcia da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/IBICT. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2017-05-29
Seção
Resumos de artigos científicos