Produção internacional sobre ciência orientada a dados: análise dos termos data science e e-science na scopus e na web of science

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco
  • Fábio Mascarenhas Silva Universidade Federal da Bahia
  • Natanael Vitor Sobral Universidade Federal de Pernambuco
  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Introdução: A atual configuração da dinâmica relativa à produção e à
comunicação científicas revela o protagonismo da Ciência Orientada a Dados,
em concepção abrangente, representada principalmente por termos como “e-
Science” e “Data Science”. Objetivos: Apresentar a produção científica mundial relativa à Ciência Orientada a Dados a partir dos termos “e-Science” e “Data Science” na Scopus e na Web of Science, entre 2006 e 2016. Metodologia: A pesquisa está estruturada em cinco etapas: a) busca de informações nas bases Scopus e Web of Science; b) obtenção dos registros; bibliométricos; c) complementação das palavras-chave; d) correção e cruzamento dos dados; e) representação analítica dos dados. Resultados: Os termos de maior destaque na produção científica analisada foram Distributed computer systems (2006), Grid computing (2007 a 2013) e Big data (2014 a 2016). Na área de Biblioteconomia e Ciência de Informação, a ênfase é dada aos temas: Digital library e Open access, evidenciando a centralidade do campo nas discussões sobre dispositivos para dar acesso à informação científica em meio digital. Conclusões: Sob um olhar diacrônico, constata-se uma visível mudança de foco das temáticas voltadas às operações de compartilhamento de dados para a perspectiva analítica de busca de padrões em grandes volumes de dados.

Palavras-chave: Data Science. E-Science. Ciência orientada a dados. Produção científica.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26543/20114

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marília) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Fábio Mascarenhas Silva, Universidade Federal da Bahia
Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia.
Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado
2017-05-29
Seção
Resumos de artigos científicos