Contexto informacional: o fenômeno da hospitalidade

  • Nadi Helena Presser Universidade Federal de Pernambuco
  • Eli Lopes da Silva Senac
  • Elisabete Werlang Senac

Resumo

Estudo interdisciplinar na área da Ciência da Informação e do Turismo, na perspectiva de descrever o contexto dos meios de hospedagem e suas particularidades, o qual conforma o fenômeno da hospitalidade no Brasil como um campo de informações. Em sua abordagem metodológica, esta é uma pesquisa descritiva, pois visa à identificação das características que se relacionam com o fenômeno da hospitalidade no processo de produção, comunicação e uso de informação. Numa abordagem social, a caracterização do contexto dos meios de hospedagem evidenciou o campo de informações e, em grande parte, mostrou a natureza das informações às quais as pessoas implicadas são expostas em uma base regular. O estudo identificou dois grupos de elementos constitutivos do contexto – stakeholders e fatores contextuais – que se circundam, interagem e dão forma um a outro, ao tempo em que as informações são produzidas, compartilhadas e usadas, configurando um contexto relacional, dinâmico e socialmente construído.

Palavras chave: Contexto social. Elementos constitutivos do contexto. Stakeholders. Fatores contextuais. Fluxo informacional. Meios de hospedagem. Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31032/16878

Biografia do Autor

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco. Editora Científica da Revista Navus do Senac - Santa Catarina, Brasil.

Eli Lopes da Silva, Senac

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Editor Científico da Revista Navus do Senac - Santa Catarina, Brasil.

Elisabete Werlang, Senac

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Editora Gerente da Revista Navus do Senac - Santa Catarina, Brasil.

Publicado
2017-05-29
Seção
Resumos de artigos científicos