Análise da produção científica da arquivologia no Brasil: uma revisão de literatura

  • José Mauro Gouveia Medeiros Universidade de Brasília
  • Jayme Leiro Vilan Filho Universidade de Brasília

Resumo

Introdução: revisão de literatura resultante de levantamento bibliográfico sobre a literatura científica da Arquivologia brasileira. Objetivo: identificar aspectos da literatura científica da Arquivologia, através da pesquisa bibliográfica que busca apresentar características da configuração da Arquivologia no Brasil. Metodologia: utilizou como fontes as bases de dados, portais e serviços de referência brasileiros para identificar 523 referências das quais 15 textos foram selecionados e analisados em relação a autoria, afiliação, ano, tipo de publicação, tipo e tamanho das fontes usadas, método, abrangência geográfica, resultados, entre outros aspectos. Resultados: os artigos científicos foram o principal objeto de estudo; o livro foi o canal mais citado; o periódico Arquivo & Administração e o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação têm a importância no cenário nacional; o Rio de Janeiro é a região geográfica com maior produção; houve crescimento do número de trabalhos a partir do ano 2007 e aumento da colaboração. Conclusões: o interesse pela literatura de Arquivologia está aumentando de forma significativa; houve diversificação dos canais de publicação, principalmente trabalhos de eventos e artigos a partir de 2013; a Arquivologia está se consolidando no Brasil com o aumento de produção, colaboração e interesse pela sua literatura científica.

Palavras-chave: Revisão de literatura. Comunicação científica. Arquivística. Brasil. Bibliometria.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26125/20727

Biografia do Autor

José Mauro Gouveia Medeiros, Universidade de Brasília

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB).

Jayme Leiro Vilan Filho, Universidade de Brasília

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
2017-05-29
Seção
Resumos de artigos científicos