Os grupos de apoio como canal de compartilhamento da informação e do conhecimento

  • Armando Sergio Aguiar Filho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Monica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Introdução: O papel do compartilhamento da informação e do conhecimento quetende a provocar uma nova leitura dos canais de distribuição, possibilitando oamadurecimento do conceito de compartilhamento e sua relação com o processo de gestão da informação. Dessa interação surge variada gama de alternativas paras as organizações se relacionarem internamente com seus colaboradores e, externamente, com o seu público. Objetivo: O objetivo é fazer um levantamento e apresentação dos estudos relativos aos canais de compartilhamento da informação e do conhecimento, procurando identificar seus correlatos na área da administração. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto buscou-se num primeiro momento alinhar os conceitos e terminologias da área da ciência da informação e num segundo momento identificar uma abordagem diferenciada sobre o compartilhamento que contribuísse para validar a característica interdisciplinar da área informacional e a contribuição que outras áreas podem fazer para os estudos da gestão da informação e do conhecimento. Resultados: A análise da pesquisa indicou considerações relevantes quanto ao entendimento das diversas abordagens utilizadas no que tange aos canais de compartilhamento, assim como as características comuns e diferenciadas destes meios e os impactos em suas dinâmicas. Conclusões: A terminologia Grupo de Apoio é uma das diversas abordagens utilizadas no compartilhamento da informação e do conhecimento, e, tal qual as outras abordagens apresentadas permitem avaliar e promover serviços de informação mais adequados para atender as demandas específicas.Palavras-chave: Conhecimento. Compartilhamento. Canais. Grupo de apoio.Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24023/20739

Biografia do Autor

Armando Sergio Aguiar Filho, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Ciência da Informação pela UFMG. Docente da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.
Monica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Ciência da Informação. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos