O processo de socialização na construção da identidade dos bibliotecários em Santa Catarina

  • Daniela Spudeit Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil Doutora;
  • Miriam Vieira da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil;

Resumo

Este estudo objetiva analisar o modelo de profissão construído pelos bibliotecários durante o processo de socialização; identificar as formas de inserção desse profissional no mundo do trabalho, o perfil e os motivos que os levaram à escolha da profissão para compreender como a socialização contribui na construção da identidade. A fundamentação teórica para o estudo foi baseada, principalmente, em Hughes (1958), Dubar (2005), Berger e Luckman (2009). Os resultados evidenciaram que o interesse pela profissão foi despertado pelas aptidões, pelo gosto da leitura e pela influência que esses profissionais tiveram de familiares e de amigos que conheciam a profissão. Demonstram que a identidade foi construída por meio das relações pessoais, profissionais e no ambiente de trabalho, o que facilitou a sua inserção profissional. Em relação ao modelo profissional, a pesquisa mostrou que os bibliotecários passam por várias fases, como a imersão na cultura profissional, o choque de realidade entre o modelo ideal e o real para, em seguida, reconstruir seu modelo com base na imagem idealizada e na imagem real de profissão. Conclui-se que a identidade profissional está sempre se construindo, de acordo com as vivências e experiências do meio em que esse profissional está inserido e das mudanças no mundo profissional.

Palavras-chave: Identidade Profissional. Socialização Profissional. Bibliotecário. Santa Catarina

Link: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/63691/38663

Biografia do Autor

Daniela Spudeit, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil Doutora;
Mestre
Miriam Vieira da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil;
Doutora;
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos