-
Leticia Rocha Machado
UFRGS
-
Tássia Priscila Fagundes Grande
UFRGS
-
Patricia Alejandra Behar
UFRGS
-
Fabiana de Miranda Rocha Luna
UFRGS
Resumo
O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral. Palavras-chave: Competências digitais. Idosos. Inclusão digital. Link:
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207
Biografia do Autor
Leticia Rocha Machado, UFRGS
Doutora em Informática na Educação
Tássia Priscila Fagundes Grande, UFRGS
Especialista em Psicopedagogia
Patricia Alejandra Behar, UFRGS
Doutora em Computação
Fabiana de Miranda Rocha Luna, UFRGS
Graudação em Pedagogia