Mediação da informação e mediação pedagógica na pesquisa escolar

  • Edson Silva Ferreira UEL
  • João Arlindo dos Santos Neto UEL

Resumo

Apresenta conceitos e definições sobre mediação da informação e mediação pedagógica, a partir de um referencial teórico. Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a mediação da informação e a mediação pedagógica na biblioteca escolar. A pesquisa buscou analisar como ocorrem essas mediações com os alunos do ensino médio. Seu desenvolvimento foi por meio da pesquisa básica e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. Foi aplicado um questionário aos alunos e aos professores de uma escola estadual no interior do Paraná. Acredita-se que professor e bibliotecário, em igual nível de importância, podem contribuir com a pesquisa escolar dos alunos. Revela que estes profissionais apesar de terem consciência de que o trabalho em conjunto contribui de forma significativa para o ensino e educação, ainda deixam a desejar. Conclui que apesar do discurso existente entre os profissionais e o presente na literatura sobre a importância de mediação e o trabalho em conjunto na biblioteca escolar e, especificamente, na pesquisa escolar, ainda não é o que acontece na maioria dos espaços.

Palavras-chave: Mediação da informação. Mediação pedagógica. Pesquisa escolar. Biblioteca escolar.

Link: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/108111/116757

Biografia do Autor

Edson Silva Ferreira, UEL
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina 
João Arlindo dos Santos Neto, UEL
Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" – UNESPcampus de Marília; Professor do Departamento deCiência da Informação da Universidade Estadual de Londrina 
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos