Processos de gestão do conhecimento fomentados pelos portais do governo

  • Paloma Maria Santos UFSC
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Os portais de governo são tidos como um dos canais mais importantes para a prestação de serviços públicos e para a interação entre o governo e o cidadão. Muito além de um mero cartão de visitas ou um palanque eletrônico, um portal de governo deve permitir o exercício da cidadania e o aperfeiçoamento da democracia. Dessa forma, deve apresentar conteúdos específicos para o seu público-alvo e permitir a construção e o compartilhamento de conhecimento, na medida em que dispõe de ferramentas para comunicação entre quem produz e quem consome a informação. Considerando sua relevância no contexto atual, este artigo busca, a partir de uma pesquisa mista e com o apoio de um formulário estruturado, verificar quais processos de gestão do conhecimento são fomentados pelos portais de governo das cinco unidades federativas com maior IDH do Brasil. A partir da análise dos dados coletados foi possível inferir que os portais das instituições governamentais avaliadas estão longe do cenário ideal, especialmente quando consideradas as oportunidades de criação de conhecimento, provenientes da interação social e da colaboração cidadã frente à produção do bem público. Apesar de todo o potencial que oferecem, conclui-se que os portais pouco estão sendo utilizados como ferramentas em prol do avanço na construção e no aperfeiçoamento da democracia.

Palavras-chave: Portais de governo. Democracia. Índice de Desenvolvimento Humano. Processos de Gestão do Conhecimento.

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26720/16521

Biografia do Autor

Paloma Maria Santos, UFSC
Doutora em Engenharia e Gestão pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos