A gestão do conhecimento em uma instituição de ensino privada

  • Jefferson Rodrigues Pereira Faculdade Novos Horizontes
  • Leonardo Benedito Oliveira Rezende Faculdade Novos Horizontes
  • Aleixina Maria Lopes Andalécio Faculdade Novos Horizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • Eliane Bragança de Matos Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, Minas Gerais

Resumo

Na sociedade contemporânea, o conhecimento e o capital humano assumem papel de destaque no ambiente organizacional, sendo o conhecimento um recurso econômico significante. Diante desse contexto, o presente artigo relata pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar a percepção de funcionários de uma instituição particular de ensino infantil, fundamental e médio, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, acerca das práticas de gestão do conhecimento, tendo por base o modelo proposto por Terra (2005). Para tal, realizou-se um estudo de caso descritivo, de abordagem quantitativa. Para a análise dos dados adotou-se como método a análise fatorial exploratória. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a presença de bidimensionalidade em três dentre as sete dimensões da Gestão do Conhecimento propostas por Terra (2005). Importa salientar que a maioria das médias entre as variáveis analisadas tendiam a se posicionar com uma concordância negativa acerca da informação oferecida pela variável. Tal fato leva a inferir que, no ambiente onde a pesquisa foi desenvolvida, a gestão do conhecimento ainda não é uma questão fundamentada, navegando na contra mão do que é proposto pela teoria.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Estratégia. Conhecimento Organizacional.

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26420/16515

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues Pereira, Faculdade Novos Horizontes
Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, Brasil.
Leonardo Benedito Oliveira Rezende, Faculdade Novos Horizontes
Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, Brasil.
Aleixina Maria Lopes Andalécio, Faculdade Novos Horizontes
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Faculdade Novos Horizontes, Brasil.
Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes
Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Faculdade Novos Horizontes, Brasil.
Eliane Bragança de Matos, Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, Minas Gerais
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, Minas Gerais, Brasil.
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos