Aplicação do modelo de aceitação de tecnologia à computação em nuvem

  • Helga Cristina Hedler Universidade Católica de Brasília
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Bruno Silveira Duarte Universidade Católica de Brasília
  • Hércules Antonio do Prado Universidade Católica de Brasília
  • Carlos Enrique Carrasco Gutierrez Universidade Católica de Brasília

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a aceitação e adoção da computação em nuvem por meio do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) e validar um instrumento de obtenção desta medida. Participaram da pesquisa 55 funcionários de uma escola de capacitação para a indústria que utiliza serviços de nuvem (e-mail, armazenamento em disco, agenda, grupos, contatos, bate-papo e web conference). Os resultados indicam que as quatro escalas de medida adotadas (Intenção Comportamental, Utilidade Percebida, Atitude para Uso e Facilidade de Uso Percebida) apresentam confiabilidade boa (Alfa de Cronbach variando entre 0,82 e 0,92). Utilidade Percebida e Atitude para Uso foram preditoras da Intenção Comportamental. Facilidade de Uso Percebida, uma relação não hipotetizada, também foi preditora da Intenção Comportamental. Dois itens da escala Facilidade de Uso Percebida apresentaram cargas fatoriais baixas, o que mostra a necessidade de se reformular ou criar mais itens para avaliar esse construto.

Palavras-chave: Computação em nuvem. Modelo de Aceitação de Tecnologia. Comportamento do usuário.

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26392/16526

Biografia do Autor

Helga Cristina Hedler, Universidade Católica de Brasília
Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade Católica de Brasília, Brasil.
Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília
Doutor em Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et Microélectronique de Monpellier, França. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.
Bruno Silveira Duarte, Universidade Católica de Brasília
Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, Brasil.
Hércules Antonio do Prado, Universidade Católica de Brasília
Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.
Carlos Enrique Carrasco Gutierrez, Universidade Católica de Brasília
Doutor em Economia pela EPGE, Fundação Getúlio Vargas e Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos