Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de patricia montiel-overall e do modelo TLC

  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de MontielOverall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil.

Palavras chave: Colaboração professor/bibliotecário. Biblioteca escolar. Pesquisa em biblioteca escolar. Modelo TLC.

Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5491

Biografia do Autor

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo
Bernadete Santos Campello, Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos