A mediação do profissional da informação como ponte para decisões mais democráticas no campo das políticas públicas no Brasil

  • Thabyta Giraldelli Marsulo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília
  • Ângela Maria Grossi de Carvalho Universidade Estadual Paulista

Resumo

Considerando a ciência da informação um campo interdisciplinar, buscamos enlaçar seus pressupostos teóricos aos do campo das políticas públicas em especial as de informação e tecnologia. Como objetivo, destacamos as habilidades específicas dos profissionais da informação sobre o ciclo de vida e o desenvolvimento de políticas públicas visando alavancar as transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação, elementos reguladores da sociedade contemporânea, no âmbito da sociedade e principalmente neste universo governamental.  O estudo apresenta características de pesquisa fundamental e aplicada.  No primeiro caso, nos interessamos pelas investigações do campo teórico e metodológico da Ciência da Informação que contribui para a validação das teorias propostas neste projeto, a compreensão dos sujeitos sociais no processo de atuação do profissional da informação no âmbito das políticas públicas, através da conexão do percurso histórico da ciência da informação e seus profissionais e o cenário político nacional, reforçando a importância do envolvimento dos profissionais da ciência da informação na elaboração destas políticas.

Palavras-chave: Políticas públicas de informação e tecnologia. Profissional da informação. Avaliação de políticas públicas. Tecnologias de informação e comunicação.

Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/6020

Biografia do Autor

Thabyta Giraldelli Marsulo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ângela Maria Grossi de Carvalho, Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos