Uma matriz para o desenvolvimento da competência em informação, sob o foco das dimensões técnica, estética, ética e política e a partir dos cenários de Brasil, Portugal e Espanha

  • Elizete Vieira Vitorino UFSC

Resumo

Este trabalho constitui-se na fase final de duas pesquisas realizadas entre os anos de 2006- 2012 e 2012-2016, concretizado por meio um estágio pós-doutoral nos anos 2015-2016, em solo Europeu, cujo objetivo geral foi, propor, por meio da análise comparativa e dos resultados do discurso de profissionais da informação dirigentes de bibliotecas de Instituições de Educação Superior (IES) privadas do Brasil, de Portugal e da Espanha, uma matriz de princípios ao desenvolvimento da competência em informação desses profissionais, elaborada a partir da realidade social e das dimensões técnica, estética, ética e política da competência. A investigação foi realizada sob o foco do método quadripolar, com predomínio da abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados mostram que os princípios para a formação dos profissionais podem ser convertidos em ação, ou seja, quanto à dimensão técnica, o foco deve se voltar à prática diária de trabalho; quanto à dimensão estética, devese priorizar as necessidades informacionais dos usuários; quanto à dimensão ética, a formação deve desenvolver a atitude crítica no profissional; e, para a dimensão política, deve-se dar atenção à comunicação entre os profissionais.

Palavras-chave: Competência em informação. Matriz da Competência em Informação. Competência em Informação – Brasil. Competência em Informação – Portugal. Competência em Informação – Espanha. Dimensões da Competência em Informação.

Link: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/257/346

Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos