Mapas Conceituais e Topic Maps: convergências na representação do conhecimento

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36156

Resumo

A partir de uma nova perspectiva da representação e divulgação da informação proporcionada pelo ambiente web, este artigo propõe repensar a organização e disponibilização dessa informação de uma forma conceitualmente estruturada, promovendo melhoria para elaboração e recuperação eficientes, permitindo também que ocorra aprendizagem sobre esses sistemas informacionais digitais e sua lógica. Para validar essa hipótese, foi estudado o mapa conceitual idealizado por Novak e Cañas em 1980 com base na Teoria da Aprendizagem de David Ausubel da década de 1960 que sugere organizadores prévios para efetivar a aprendizagem do usuário. Este conceito de organizador prévio, que permite mostrar o todo através de várias partes interligadas, é também uma premissa aplicada à norma ISO/IEC 13250 de topic maps. No caso da norma, essa representação é feita através de uma linguagem de programação para web (XTM), que possibilita uma organização sistemática por meio de softwares, permitindo que o usuário encontre e acesse as informações através da interface.

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Biografia do Autor

Laura Pimentel, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos, Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Informação e Cultura

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Publicado

2017-10-12

Edição

Seção

Pesquisas em andamento