Mapeamento tecnológico de patentes relacionadas a gamificação

  • Claudia Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Robélius Bortoli Universidade Federal de Sergipe
  • Claudio Pessôa de Almeida Universidade Federal de Sertgipe

Resumo

Juntamente com a crescente popularidade dos jogos de vídeo, surgiu a gamificação para defender a extensão e aplicação de elementos normalmente presentes em jogos de vídeo para o mundo real e em áreas muito longe de apenas entretenimento. A gamificação é um fenômeno sócio tecnológico com potencial reivindicado para fornecer uma infinidade de benefícios relacionados a diversão, como também, benefícios sociais através de comunidades e interação social. Objetivo: Verificar os avanços e pesquisas tecnológicas que estão sendo realizadas sobre a gamificação por intermédio de análise de prospecção tecnológica. Uma vez que com o avanço acelerado do sistema de inovação, faz necessário a verificação do panorama mundial dos documentos de patentes relacionados a tecnologia da gamificação se atentando aos pedidos de depósitos em bancos de dados. Resultados: Constatou-se que as pesquisas relacionadas a gamificação são realizadas de forma recente e crescente. O dinamismo da tecnologia faz com que cada vez mais novos sistemas e métodos sejam desenvolvidas. Conclusão: Sendo assim o mapeamento tecnológico proporcionou verificar os avanços e pesquisas que estão sendo realizadas sobre a gamificação.

Palavras chave: Gamificação. Mapeamento Tecnológico. Patente.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p33/34049

Biografia do Autor

Claudia Menezes, Universidade Federal de Sergipe
Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS.
Robélius Bortoli, Universidade Federal de Sergipe
Professor do Departamento de Educação Física da UFS
Claudio Pessôa de Almeida, Universidade Federal de Sertgipe
Mestrando em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS.
Publicado
2017-10-04
Seção
Resumos de artigos científicos