Gestão do conhecimento pessoal como potencializadora da geração de ideias: estudo sobre um programa de reconhecimento por geração de idéias em empresa de consultoria

  • Alexandre Ferreira Nascimento Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Américo da Costa Ramos Filho Universidade Federal Fluminense, Brasil.
  • André Yves Cribb Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Resumo

O estudo tem como objetivo descrever a contribuição da gestão do conhecimento pessoal – GCP para a geração de ideias inovadoras. A partir da análise de um framework sobre as dimensões do conhecimento pessoal como um fenômeno desenvolvido de forma sistemática e natural, é possível confirmar sua capacidade de potencializar o processo de geração de ideias. Em paralelo, investigou-se o programa de reconhecimento por geração de ideias em uma empresa de consultoria com o intuito de verificar em quais dimensões da GCP as ideias surgem. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso simples. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada com os empregados que tiveram suas ideias premiadas nos últimos dois anos. A análise dos dados ocorreu por meio dos métodos de análise indutiva, categorização e codificação descritiva, assim como o método de emparelhamento. Os resultados da pesquisa apontam que o conhecimento individual é relevante na medida em que o acúmulo de experiências profissionais permite ao empregado propor melhorias nas atividades e rotinas de trabalho, ao passo que o conhecimento oriundo das comunidades e redes permite ao empregado propor soluções para problemas de negócio ou gerar novos serviços. É possível concluir que a GCP potencializa a geração de ideias na dimensão individual, na forma de recuperação e aplicação do conhecimento para a sugestão de ideias, e na dimensão relacional, pela capacidade de atribuição de sentido ao conhecimento existente que servem de base para novas experiências e conhecimentos.

Palavras-Chave: Gestão do conhecimento pessoal. Geração de ideias. Programa de Recompensas.

Link:http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/33040/17290

Biografia do Autor

Alexandre Ferreira Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.
Mestrando em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.
Américo da Costa Ramos Filho, Universidade Federal Fluminense, Brasil.
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil. Professor da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
André Yves Cribb, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.
Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.
Publicado
2017-10-23
Seção
Resumos de artigos científicos