O pacto pelo desenvolvimento social da Paraíba como instrumento na implementação de políticas públicas eficientes e efetivas

  • Livania Maria da Silva Farias UniCEUB

Resumo

Pretende refletir e analisar o Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba enquanto instrumento potencializador da eficiência e efetividade de políticas públicas no âmbito do Estado a partir da constatação da melhoria dos indicadores sociais. Aborda, de modo geral, as Políticas Públicas e o uso de indicadores refletindo sobre a importância de um planejamento alicerçado de proposições que condizem com a realidade. Posteriormente trata do Pacto desde o marco legal passando por todas as edições até chegar as críticas/limites da ideia. Demonstra os avanços no percentual dos indicadores do Estado da Paraíba a partir da implantação do Pacto e os limites a serem superados.Palavras-chave: Políticas Públicas. Indicadores Sociais. Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba. Eficiência. Efetividade.

Biografia do Autor

Livania Maria da Silva Farias, UniCEUB
Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1992). Atuou na área do Direito Administrativo e Penitenciário; Possui experiência no Setor Público . Atualmente desempenha à função de secretaria de Estado da Administração do Estado da Paraíba.
Publicado
2017-10-25
Seção
Pesquisas em andamento