Entre informações e entre culturas: diálogos entre a mediação da informação e a interculturalidade

  • Mayco Ferreira Chaves Universidade Federal Fluminense / Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Lídia Silva de Freitas Universidade Federal Fluminense

Resumo

Busca-se um delineamento da fundamentação teórica de pesquisa em andamento. São articuladas as noções de mediação da informação e de interculturalidade com o objetivo de compreender a relação de estudantes indígenas e quilombolas envolvidos nas práticas de busca, uso e apropriação da informação, com a biblioteca universitária, de uma universidade na região oeste do Estado do Pará. Utilizou-se pesquisa bibliográfica para o levantamento de reflexões teóricas sobre a mediação da informação numa abordagem social no campo informacional, bem como a identificação teórico-conceitual sobre a multi e interculturalidade, seus usos e sentidos, também em outras áreas como a Educação e a Antropologia. Pretende-se instrumentalizar a reflexão acerca dos processos de mediação da informação na biblioteca universitária em contextos interculturais, tendo em vista o respeito à alteridade e à autonomia dos diferentes grupos presentes na universidade e na biblioteca. Deste modo, compreende-se como fundamental e necessário que a biblioteca reconheça e se proponha aberta ao diálogo com sua comunidade em suas diferenças e demandas informacionais plurais, para (re)pensar sua estrutura, suas práticas, suas políticas e ações, em contextos interculturais.

Biografia do Autor

Mayco Ferreira Chaves, Universidade Federal Fluminense / Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando em Ciência da Informação, PPGCI/Universidade Federal Fluminense. Bibliotecário-Documentalista, Universidade Federal do Oeste do Pará

Lídia Silva de Freitas, Universidade Federal Fluminense
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e docente do PPGCI da UFF.
Publicado
2017-11-10
Seção
Pesquisas em andamento