Portais de transparência como objeto de estudo na Ciência da Informação

Resumo

Compartilha o resultado de discussões teóricas a partir de questões suscitadas ao longo do desenvolvimento do Projeto Os Portais de Transparência à luz da Ciência da Informação: um modelo de interface para acesso à informação, conforme compartilhado em três publicações. O Projeto Portais de Transparência integra a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi[1]do Departamento de Ciência da Informação, em parceria com o Departamento de Finanças e Contabilidade e com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, com apoio do CNPq. A justificativa para este Projeto está na mudança de comportamento que a política de informação brasileira, implementada mediante os portais de transparência na Internet, está promovendo nas instituições públicas. Pois o comprometimento do governo com o bem comum tende a mudar significativamente através do controle social. Apresenta uma síntese dos artigos publicados como resultado das investigações durante a vigência do Projeto, sendo que cada seção aborda uma publicação. A sequência dos artigos revela o percurso e o amadurecimento do grupo em relação ao tema, e como este foi abordado através de diferentes questões ao longo do tempo.

[1] Trata-se do projeto “Rede Virtual de Comunicação para Aprendizagem no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi”, com apoio do Edital Universal – CNPq nº 14/2014 – Faixa B, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação e ao Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, que visa democratizar o acesso aos mecanismos de fiscalização e acompanhamento da gestão da informação por meio de elementos de análise e reestruturação dos instrumentos de divulgação e publicização da informação. Este projeto tem como princípio o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos participantes no âmbito da tríade acadêmica (ensino-pesquisa e extensão).

Biografia do Autor

Herbert Oliveira Rego, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. E-mail: herbert.rgo@gmail.com.

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. E-mail: isafreire@globo.com.

Publicado
2018-06-28
Seção
Pesquisas em andamento