O acesso a informação a ao patrimônio documental no Instituto Federal de Roraima: conquistas e desafios

  • Tatiana Costa Rosa IFRR
  • Leila Adriana Baptaglin UFRR

Resumo

Ao longo dos anos, o Estado de Roraima passou por diversas transformações estruturais e sociais, refletidas em suas instituições, e consequentemente em seus documentos. Tem-se como foco nesta pesquisa o Instituto Federal de Roraima (IFRR). Considera-se que esta instituição de ensino é um importante pilar na promoção da transparência informacional dentro do Estado de Roraima, visto que possui uma relação direta com a sociedade e que seus bens documentais guardam memórias valiosas da história do Instituto e do Estado. Para isso, questiona-se qual é a situação do acesso à informação e ao patrimônio documental do IFRR, considerando como base a Lei de Acesso à Informação (LAI). Objetiva-se, assim, apresentar aspectos acerca da situação do acesso à informação e ao patrimônio documental do IFRR no âmbito da LAI. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de campo e documental. Utiliza-se uma entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados. Os sujeitos entrevistados são dois arquivistas do Instituto, lotados na Reitoria e no Campus Boa Vista Centro, respectivamente. Por meio dos resultados obtidos, pode-se perceber que, mesmo fazendo parte da mesma instituição, a Reitoria e o Campus possuem realidades distintas, tanto no que tange ao acesso informacional, quanto ao patrimônio documental. Todavia, as perspectivas de ambos, voltadas ao acesso e aos bens documentais, são positivas.

Palavras-chave: Acesso à informação. Patrimônio documental. Roraima.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20204/71595

Biografia do Autor

Tatiana Costa Rosa, IFRR
Arquivista do Instituto Federal de Roraima (IFRR) - Campus Boa Vista. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Leila Adriana Baptaglin, UFRR
Professora do curso de Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Publicado
2018-05-07
Seção
Resumos de artigos científicos