Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski

  • Leandro dos Santos Nascimento Universidade Estadual de Campinas.
  • Edmir Perrotti Universidade de São Paulo

Resumo

O relatório “The information Service Environment Relationships and Priorities”, de Paul G. Zurkowski (1974), tornou-se a base para um movimento de proporções globais, conhecido como Information Literacy. Mobilizando pesquisadores, profissionais, políticas e entidades públicas e privadas, tal movimento disseminou-­se, também, no Brasil, sem ter, todavia, suas bases analisadas e compreendidas, suficientemente. Diante disso, nosso objetivo é levantar e refletir sobre as ideias fundamentais do documento e das óticas informacional e educacional que sustentam a proposta inicial da Information Literacy, sendo utilizado no estudo o método da análise do discurso. Preliminarmente, percebe-se um discurso enraizado nos postulados da Sociedade da Informação e com forte tendência economicista e instrumental. A pesquisa pauta-se pela perspectiva da Infoeducação, abordagem transdisciplinar que oferece elementos ao desenvolvimento de bases teóricas e metodológicas necessárias à superação da razão instrumental que orienta o relatório que deu origem à Information Literacy.

Palavras chave: Análise do Discurso. Infoeducação. Information Literacy. Paul Zurkowski. Sociedade da Informação.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/751

 

Biografia do Autor

Leandro dos Santos Nascimento, Universidade Estadual de Campinas.
Bibliotecário - Universidade Estadual de Campinas Mestrando em Ciência da Informação – Universidade de São Paulo.
Edmir Perrotti, Universidade de São Paulo
Professor Doutor na Universidade de São Paulo.
Publicado
2018-05-07
Seção
Resumos de artigos científicos