Pensamentos sobre a vivência da privacidade no Facebook

  • Eliane Cristina de Freitas Rocha Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Camila de Fátima Pereira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Este artigo aborda a privacidade no Facebook por meio de discussões teóricas e filosóficas (com destaque para Arendt, Huizinga e Bauman), e por análise de dados empíricos coletados entre usuários da ferramenta por questionários e entrevistas. A empresa Facebook tem amplo acesso aos dados publicados pelos usuários, mas não os compartilha de maneira individualizada. Usuários adotam medidas contraditórias para protegerem sua privacidade: embora eles queiram preservar a intimidade por meio de autocensura, eles não são conscientes do uso que o Facebook faz de seus dados e não têm absoluto controle da visibilidade de seus perfis e postagens.

Palavras-chave: Facebook. Privacidade. Visibilidade.

Link: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/39218/24685

Biografia do Autor

Eliane Cristina de Freitas Rocha, Escola de Ciência da Informação da UFMG
Professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora em Ciência da Informação (UFMG) e Mestra em Comunicação Social (UFMG).
Camila de Fátima Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Bacharel em Sistemas de Informação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Publicado
2018-05-07
Seção
Resumos de artigos científicos