Gestão do conhecimento e da informação em organizações baseados em inteligência competitiva

  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos

Resumo

No contexto organizacional, com um ambiente acirrado de competição, o crescente aumento do volume de informações formais e informais, complexos processos ou modos de aprendizagem que se articulam via compartilhamento de conhecimento e a grande velocidade das mudanças, tecnológicas, econômico-sociais, culturais, etc., surgem enormes desafios na pesquisa contínua de inovação e competitividade. Assim, existe uma busca por modelos de gestão estabelecidos sobre conhecimento e informação segura, oportuna, atual e abrangente, que possam ser utilizados em prol das estratégias de ação da organização. O objetivo deste trabalho é examinar como a gestão do conhecimento e a gestão da informação em organizações baseados em inteligência competitiva podem fortalecer o processo de tomada de decisão na busca de otimização do desempenho e vantagens competitivas por meio de um modelo de gestão integrado. Uma abordagem conceitual de GC, GI e IC é realizada para permitir discussão à luz de suas diferenças, semelhanças e interdependências. O modelo de gestão integrado proposto considera o conjunto de práticas distintas e interligadas visando melhorar o desempenho organizacional por meio de produção, retenção, disseminação, compartilhamento e aplicação da informação e do conhecimento nas organizações e nas relações com o ambiente interno e externo.

Palavras-chave: Inteligência organizacional. Conhecimento organizacional. Usos da informação.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4045/3564

Biografia do Autor

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos
Reitora da Universidade Federal de São Carlos 2016-2020, docente e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação, Pós-Doutorado em Prospecção de Informação Tecnológica pela mesma instituição
Publicado
2018-05-07
Seção
Resumos de artigos científicos