Inteligência territorial para o desenvolvimento agropecuário de Roraima

  • Gustavo Spadotti Amaral Castro Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  • Lucíola Alves Magalhães Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  • Marcelo Fernando Fonseca Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  • Alfredo Kingo Oyama Homma Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  • Evaristo Eduardo de Miranda Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Resumo

O estado de Roraima tem boa parte do seu território no Hemisfério Norte e é o mais setentrional dos estados brasileiros. A agropecuária participa com apenas 4,3% no PIB do estado, que apresenta alta concentração populacional na capital e enorme intervenção do governo federal, que atribuiu para Unidades de Conservação e Terras Indígenas 67% de seu território. O estado enfrenta dificuldades em seu desenvolvimento agrícola e socioeconômico. Conhecer seu território e suas particularidades é essencial para subsidiar a elaboração de projetos e ações público/privadas voltadas para o desenvolvimento da agropecuária e dos agricultores do estado. O objetivo deste trabalho é aprofundar a discussão sobre o contexto territorial do uso, ocupação e atribuição das terras do estado de Roraima. O método aplicado para subsidiar essa discussão utiliza como base o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE), que permite uma visão integrada e multifatorial do território. Com isso foi possível avaliar os quadros natural, agrário, agrícola, socioeconômico e de infraestrutura do estado, bem como suas interações. Até o momento, as análises do SITE Roraima permitiram a identificação de propostas, programas e atuações pontuais e estratégicas para aumento da competitividade agropecuária do estado.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Políticas públicas. Transferência de tecnologia.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4049/3567

Biografia do Autor

Gustavo Spadotti Amaral Castro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutor em Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Lucíola Alves Magalhães, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Marcelo Fernando Fonseca, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Alfredo Kingo Oyama Homma, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Evaristo Eduardo de Miranda, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Doutor em Ecologia pela Université de Montpellier II, França
Publicado
2018-05-07
Seção
Resumos de artigos científicos