A ergologia como aporte teórico-metodológico para análise coletiva do trabalho do bibliotecário

  • Ana Claudia Borges Campos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dulcinea Sarmento Rosemberg Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Apresenta a Ergologia como aporte teórico-metodológico, idealizada por Yves Schwartz, para viabilizar a análise coletiva do trabalho do bibliotecário a partir de uma pesquisa que teve como objetivo principal colocar em análise a atividade de gestão de informação por bibliotecários-gestores. Discorre sobre a Ergologia como abordagem teórica potente para a análise coletiva do trabalho dispensando a hierarquização de saberes entre trabalhadores e pesquisadores. Ressalta o método ergológico como relevante dispositivo para disparar a análise das atividades laborais pelos próprios trabalhadores. Socializa o método ergológico que propiciou o processo dialógico equânime entre bibliotecários, alunos e docentes de Biblioteconomia sobre a atividade de gestão da informação. Conclui-se que a utilização do referido método para análise do trabalho instiga os trabalhadores a uma reflexividade sobre o seu trabalho, o que resulta na ampliação do poder de agir, no caso, dos bibliotecários que, historicamente, vêm sendo convocados a colocarem em questão: o que fazem? Como fazem? Por que fazem? Para que fazem?

Palavras-chave: Trabalho do bibliotecário. Ergologia. Análise da atividade de trabalho. Ergologia. Análise coletiva do trabalho.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30935/pdf

Biografia do Autor

Ana Claudia Borges Campos, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Assistente da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.
Dulcinea Sarmento Rosemberg, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos