Presença digital dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia do Brasil no Facebook

  • Elisa Cristina Delfini Corrêa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Franciéle Carneiro Garcês da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ-IBICT)

Resumo

O Facebook, enquanto plataforma colaborativa na Internet que agrega diversas redes sociais, é uma ferramenta capaz de alcançar um grande número de potenciais interessados naquilo que os perfis ali inscritos se propõem a oferecer. Além de ser um excelente canal de divulgação e marketing, essa mídia social é também uma plataforma de comunicação muito eficiente. Dentre as diferentes categorias de profissionais com perfil no Facebook estão presentes os Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) brasileiros que buscam marcar ali sua presença digital e atingir seu público-alvo com informações de interesse aos bibliotecários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens de 13 CRBs presentes na mídia social Facebook durante o ano de 2014. Com base nos resultados, foi possível verificar que o Facebook representa uma ferramenta que oportuniza aos CRBs um contato menos formal com seu público-alvo, permitindo criar uma nova identidade que os aproxime dos bibliotecários para além da austeridade dos aspectos fiscalizatórios de sua natureza autárquica.

Palavras-chave: Facebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2708

Biografia do Autor

Elisa Cristina Delfini Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ-IBICT)
Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ-IBICT)
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos