Uma escolha, múltiplas motivações: o caso dos estudantes do curso de arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria

  • Tatiana Costa Rosa Universidade Federal de Roraima
  • Rosanara Pacheco Urbanetto Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Introdução: Esta investigação está centrada nas motivações dos estudantes matriculados no primeiro e terceiro semestres, respectivamente, do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. Objetivos: Estabelecer as motivações dos estudantes pela escolha do Curso de Arquivologia da UFSM; caracterizar os sujeitos, identificar os fatores motivacionais e influenciadores na escolha do curso e identificar as expectativas profissionais dos estudantes em relação ao futuro como arquivistas. Metodologia: A presente pesquisa caracteriza-se como de cunho descritiva, aliada a um levantamento, e utiliza-se o método qualiquantitativo como abordagem para compreensão, análise e apresentação dos resultados obtidos. Resultados:A faixa etária dos sujeitos que predominou é 17 a 21 anos, do gênero feminino, residentes na zona urbana. O meio pelo qual a maioria tomou conhecimento do curso foi pela internet. O interesse inicial pela escolha do Curso foi pela baixa nota mínima para ingressar e a listagem das disciplinas que integram o currículo atual, também alguns estudantes foram influenciados por familiares/amigos. Atualmente a maioria considera-se satisfeito com a escolha, permanecem parcialmente com a mesma percepção inicial em relação ao Curso e como perspectivas futuras citam concursos públicos, educação continuada e bom emprego. Os estudantes acreditam que deve haver uma maior divulgação do Curso e dos profissionais que este lança no mercado de trabalho. Conclusões: Por meio dos resultados obtidos espera-se contribuir com os estudantes do Curso de Arquivologia da UFSM para que conheçam as suas motivações e as dos demais colegas, e principalmente colaborar com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Arquivologia da UFSM encarregado de promover a próxima Reforma Curricular.

Palavras-chave: Curso de Arquivologia. Universidade Federal de Santa Maria. Motivações. Estudantes de Arquivologia.

Link: www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/29994/22766

 

Biografia do Autor

Tatiana Costa Rosa, Universidade Federal de Roraima
Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Roraima – UFRR.
Rosanara Pacheco Urbanetto, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Líneas de metodología de biblioteconomia e documentación pela Universidade de Salamanca. Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos