Mediação cultural no âmbito da web 2.0: interatividade, participação e experiência.

  • Bernardo Perri Galegale Escola de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.
  • Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira Escola de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.

Resumo

Este estudo exploratório busca compreender o conceito de mediação cultural frente a um contexto social marcado pela crescente imbricação entre dinâmicas e práticas culturais emergentes com o advento das mídias sociais, suscitando diversas reflexões para traçarmos novas perspectivas e contribuições para um melhor entendimento do conceito e sua operacionalização na contemporaneidade. O espetáculo transmídia “EU – Negociando Sentidos” se apresentou como disparador dessas problematizações já que ele integra elementos que atravessam as formulações téoricas, identificadas em revisão bibliográfica, sobre a mediação cultural, como também evidencia formas de manifestações culturais e artísticas desenvolvidas a partir do cenário citado acima. Dessa forma, ao interpretarmos o conceito de mediação cultural como um dispositivo foucaltiano, revelamos linhas de força que tensionam a sua relação com as mídias sociais: as diferenças entre informação e experiência, e entre interatividade e participação. A análise empreendida revela que a utilização das mídias sociais em processos culturais encontra obstáculos tanto no provimento de uma experiência social autêntica, quanto na potencialização da participação dos sujeitos na cultura como produtores de sentidos.

Palavras chave: Interatividade. Experiência. Mediação cultural. Mídias sociais. Interatividade. Participação.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/753

 

Biografia do Autor

Bernardo Perri Galegale, Escola de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.
Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI da Escola de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.
Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, Escola de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.
Doutora em Ciência da Informação pela ECA-USP, é docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos