Difusão científica na Amazônia: análise das ações de fomento em ciência, tecnologia e inovação no Estado do Pará

  • Monique Helen Cravo Soares Farias Universidade do Estado do Pará (UEPA) http://orcid.org/0000-0003-0583-2132
  • Macele Kyvia Araújo Bührnheim Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
  • Paulo Henrique Rocha Cunha Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
  • Marta Helenise Maia Amorim Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.

Resumo

A formulação e a implementação de políticas de ciência, tecnologia e inovação consistentes e adequadas às necessidades nacionais representam papel fundamental na garantia do desenvolvimento socioeconômico e na superação dos problemas do país. Ao longo das duas últimas décadas, movimentos de descentralização das atividades de fomento federal à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) vêm ocorrendo com o estabelecimento de diversas parcerias entre instituições federais e estaduais. Isso resultou na criação das fundações de amparo à pesquisa (FAPs), que se caracterizam como categoria específica de fundação, viabilizando recursos para a pesquisa em CT&I. Assim, o objetivo deste estudo é possibilitar a compreensão da atuação da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) enquanto ferramenta de apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão, subsidiando assim o desenvolvimento institucional, científico e tecnológico no estado do Pará. Para seu desenvolvimento, a pesquisa realizou levantamento bibliográfico através de artigos científicos, legislações e relatórios institucionais. Os aspectos teóricos e conceituais foram utilizados para analisar a relevância e potencial das fundações de amparo à pesquisa de âmbito estadual à luz da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Palavras-chave: Desenvolvimento científico. Fundações. Pesquisa. Projeto.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4099

Biografia do Autor

Monique Helen Cravo Soares Farias, Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) – PA - Brasil. Técnica em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação - Administração na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) -Belém, PA - Brasil.
Macele Kyvia Araújo Bührnheim, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
Especialista em Auditoria e Controladoria Interna pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Coordenadora de Acompanhamento e Execução de Projetos na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
Paulo Henrique Rocha Cunha, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) - Brasil. Diretor de Operações Técnicas na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
Marta Helenise Maia Amorim, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
Especialista em Gestão Sustentável de Municípios pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - PA - Brasil. Coordenadora de Estudos Ambientais na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - Belém, PA - Brasil.
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos