O perfil disciplinar da Ciência da Informação no Brasil: um estudo em torno da formação disciplinar dos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq

  • Rafael Gutierres Castanha Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP. http://orcid.org/0000-0002-3117-1780
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.

Resumo

A literatura da área de Ciência da Informação a apresenta como um campo  interdisciplinar. Nessa perspectiva, investigou-se se realmente há práticas interdisciplinares em seu desenvolvimento e se realmente este campo científico compartilha conhecimentos com outras áreas do conhecimento. Nesse intuito, buscou-se analisar o atual perfil disciplinar da Ciência da Informação, por meio da formação acadêmica dos bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Identificou-se o perfil dos pesquisadores da área e observou-se de que maneira se inserem nas diferentes áreas do conhecimento, além disso, apresenta-se a tendência desses pesquisadores serem oriundos de uma mesma área. Ao se analisar o perfil disciplinar da área da Ciência da Informação, dividiu-se a pesquisa nas seguintes etapas: 1) levantamento dos bolsistas PQ ativos; 2) Recuperação de suas respectivas formações acadêmicas; 3) Classificação das formações segundo os colégios de avaliação e grandes áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; 4) Análise do atual perfil disciplinar da Ciência da Informação no Brasil. Como resultado apresenta-se as formações acadêmicas dos pesquisadores e como estas podem influenciar e caracterizar a área como interdisciplinar, uma vez que a literatura de modo recorrente se refere ao campo como interdisciplinar. Evidenciou-se que a Ciencia da Informação no Brasil não se configura inteiramente interdisciplinar, mas sim pontualmente.

Biografia do Autor

Rafael Gutierres Castanha, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.
Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Presidente Prudente/SP e atualemnte mestrando em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Marília/SP e membro do grupo de Estudos Métrico da Informação. Áreas de interesse: Bibliometrica, Genealogia Acadêmica e Colaboração Científica.
Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.
Doutora em Ciências da Comunicação e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus Marília/SP.
Publicado
2018-05-31
Seção
Pesquisas em andamento