Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares: pesquisa, informação e conhecimento no contexto escolar

  • Cintia Kath Blank Universidade Federal do Rio Grande
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Este trabalho se propôs a compreender, na perspectiva do letramento informacional, a atividade da pesquisa escolar desenvolvida pelos professores para sua atuação e atualização profissional. Para o desenvolvimento deste estudo participaram sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação – CAPES. Em relação à abordagem metodológica, o delineamento se sustenta na Investigação-ação escolar com a utilização de técnicas de Grupo focal; Planejamento cooperativo e a observação, os quais foram posteriormente analisados com auxílio do aporte teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Os dados analisados apontam que são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, já que o foco na prática está na localização de informações e não na construção de conhecimentos. Nas pesquisas desenvolvidas pelos professores, a atenção está na aplicabilidade das informações coletadas em suas turmas e, para isso, recorrem a colegas de profissão e blogs de outros professores. O compartilhamento de informações e a divulgação de dados das pesquisas aparecem frequentemente praticados pelos docentes e a principal dificuldade citada por eles é a problemática da cultura escolar com o trabalho de pesquisa. Assim, a pesquisa escolar, na perspectiva do letramento informacional, mostrou que, embora as intenções sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática, este fato não se concretiza.

Palavras-chave: Professor pesquisador. Formação de professores. Letramento informacional. Ensino fundamental - Anos iniciais.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642493/16223

Biografia do Autor

Cintia Kath Blank, Universidade Federal do Rio Grande
Mestrado em Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Rio Grande, RS - Brasil. Graduação em Biblioteconomia - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Rio Grande, RS - Brasil. Bibliotecária da Prefeitura Municipal do Rio Grande, RS - Brasil.
João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande
Pós-doutorado em Educação Matemática - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE - Brasil. Doutorado em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Professor Adjunto - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Rio Grande, RS - Brasil.
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos