Perspectivas para o uso da pesquisa observacional em biblioteca universitária: um estudo na coleção de periódicos

  • José Aparecido Augusto Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0001-7893-1129
  • Ariadne Chloe Mary Furnival Universidade Federal de São Carlos
  • Eliane Colepicolo Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Analisa o uso da coleção de periódicos impressos numa biblioteca universitária, por meio de pesquisa observacional estruturada, sistemática e não participante e também do levantamento de dados estatísticos de uso, no período compreendido entre os anos de 2012 a 2015, junto à Biblioteca. Enquadra-se, academicamente, na grande área de “usos da informação e acervos”, com inspiração na contribuição intelectual de Lancaster e de outros autores no campo de estudos de usuários. A partir dos dados obtidos, espera-se contribuir para um possível estabelecimento de uma política para readequação do espaço atualmente utilizado por este acervo de periódicos, visando colaborar com a comunidade acadêmica para estar em sintonia com as linhas de pesquisa e projetos desenvolvidos na Universidade.

Palavras-chave: Estudo de usuários. Usos da informação e acervos. Periódicos impressos: estudo de caso.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8647275/pdf

Biografia do Autor

José Aparecido Augusto, Universidade Federal de São Carlos
Graduação em andamento em Biblioteconomia. 
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Ariadne Chloe Mary Furnival, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Comparative American Studies - University of Warwick, Inglaterra (1987), mestrado em Computation - University of Manchester Institute of Science & Technology (1993), mestrado em History (Literatura Comparativa) - University of Warwick (1988) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Completou o de Diploma in Librarianship da University of Sheffield (2009). Assumiu o cargo de Open Access Officer (Europe) no Centre for Research Communications,University of Nottingham, em 2010. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Ciência da Informação no Centro de Educação e Ciências Humanas. É professora credenciada no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), e no programa de pós-graduação multidisciplinar, Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPG-CTS), ambos da UFSCar. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão Pública da C&T, Desenvolvimento Sustentável e Comunicação, Usuários da Informação e Competências Informacionais, Comunicação Científica, Acesso Aberto. É Coordenadora do Grupo de Trabalho para a implantação do Repositório Institucional da UFSCar.

 
Eliane Colepicolo, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Psicologia pela UFSCar, Mestre em Informática em Saúde pela UNIFESP e graduada em Ciência da Informação UFSCar. É pesquisadora interdisciplinar especialista em Bibliometria e Cientometria para avaliação de Áreas do Conhecimento e Campos de Pesquisa. Desde 2016 é Diretora da Biblioteca Comunitária da UFSCar Campus São Carlos (BCo). De 2008 a 2016, foi Chefe da Seção de Acesso a Bases de Dados da BCo. Tem experiência em Ciência da Informação e Computação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Planejamento estratégico; Gestão de Serviços de Informação; Gestão de Sistemas de Informação; Gestão de Projetos e Processos; Estudos de usos e usuários da informação; Elaboração de documentos normativos, manuais de procedimentos, relatórios; Gestão de informação Online; Gestão de Acervos e Coleções; Serviço de Referência e Informação; Treinamento e Capacitação de usuários; Avaliação de produtos e serviços de informação; Marketing e Disseminação de Informação; Tratamento da Informação; Organização do Conhecimento; Desenvolvimento de Sistemas de Representação Temática da Informação; Desenvolvimento e manutenção de tesauros e cabeçalhos de assunto; Gestão do Conhecimento; Administração e Programação de Banco de Dados Relacionais; Análise de CRM (Client Relationship Management).
Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2010), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Ciência da Informação (Linha de pesquisa Informação e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Desde 2015, é docente Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPCGI/UFSCar e na graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI/UFSCar. É líder do grupo de pesquisa "Dados e Metadados" e colabora com os grupos de pesquisa "Organização e Representação da Informação e do Conhecimento de Recursos Imagéticos" e "Novas Tecnologias em Informação". Atualmente, exerce a função de Coordenadora da Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT). Tem experiência em metadados, catalogação e descrição arquivística e museológica, modelagem conceitual (FRBR, FRAD e FRSAD) e audiovisuais. Seus temas preferencias são: dados e metadados, Linked Data, Web Semântica, Modelo conceitual, Curadoria digital, Patrimônio cultural, Imagem e Audiovisual.

 
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos