Produção Científica Brasileira: Perfil de Autoria em Gestão do Conhecimento

  • Fábio Corrêa Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro Universidade FUMEC
  • Elaine Drumond Pires e Silva Universidade FUMEC
  • Fabrício Ziviani Universidade FUMEC

Resumo

O crescente desenvolvimento de estudos relacionados ao conhecimento e a aplicação prática destes em solo organizacional confere certa relevância a Gestão do Conhecimento, que se consolida como uma temática complexa devido as interações orbitais com a cultura, tecnologia, pessoas, dentre outros elementos. Consequentemente, o número de publicações científicas relacionadas a esta temática se eleva em detrimento a fatores como aumento de programas de pós-graduação, elevação do número de mestres e doutores, exigências de manutenibilidade do pesquisador no campo acadêmico e as regras de avaliação da CAPES. Neste contexto, contemplado por estudiosos de diversas áreas as quais a Gestão do Conhecimento se relaciona, este estudo discorre análises sobre o perfil dos autores na produção científica brasileira de Gestão do Conhecimento. Para a realização de tais análises a metodologia é caracterizada pela natureza descritiva e utilizou abordagem quantitativa por meio do emprego da bibliometria. Alguns dos resultados evidenciam que as produções em dupla são mais frequentes que as individuais e a cada elevação do número de autores há decremento da quantidade de publicações e os autores que publicam individualmente e em parceria tendem a apresentar um comportamento veementemente mais colaborativo. As interações entre as titulações dos autores apresentam relações mais frequentes entre os indivíduos de mesma titulação e, em segundo momento, os doutores se relacionam mais com mestres que com doutorandos. A replicabilidade da pesquisa em outro recorte temporal é sugestão de trabalho futuro, permitindo evidenciar novas percepções quanto aos perfis acadêmicos brasileiros.

Palavras-chave: Bibliometria. Gestão do conhecimento. Perfil de autoria. Produção científica.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/author/saveSubmit/3

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Universidade Federal de São João Del-Rei
Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC com projeto de proposição de um modelo de gestão do conhecimento integrativo e conjuntivo. Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2014). Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação pela FUMEC (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG (2008). Atuou como Professor do Curso de Graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas disciplinas de Algoritmos e Estrutura da Dados, Programação de Computadores, Editoração Gráfica e Eletrônica, Introdução a Sistemas de Informação, Computadores e Sociedade, Introdução a Computação e Gerência de Projetos. Atualmente é bolsista de doutorado da FAPEMIG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.
Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC
Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC.
Elaine Drumond Pires e Silva, Universidade FUMEC
Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Universidade FUMEC
Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC
Universidade FUMEC
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos