Curadoria Digital de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência

  • Ana Maria Neves Maranhão Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)
  • Claudete Fernandes de Queiroz Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)
  • Raphael Belchior Rodrigues Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Rio de Janeiro, Brasil.

Resumo

A curadoria digital envolve atividades de gestão de dados e de informações que são muito importantes para a manutenção da qualidade de um repositório. Pensando nesse propósito, a equipe do Arca, Repositório Institucional da Fiocruz, estabeleceu um plano de ação para dar início ao trabalho de curadoria no repositório. O trabalho teve início em 2015 em caráter permanente, e procurou estabelecer diretrizes e padrões para o processo de gestão e de organização das informações e objetos digitais. Alguns aspectos relevantes foram levados em consideração durante o processo: alimentação descentralizada, crescimento acentuado do repositório, diversidade de conteúdo, formatos de armazenamento, validação dos metadados, utilização de padrões abertos para formatos de arquivo, procedimentos adotados, uniformização dos dados, monitoramento das comunidades e gestores, acessibilidade aos documentos, garantia de qualidade das informações, capacitação do profissional de informação/curador, inconformidades detectadas e resolução dos problemas abordados. Os resultados esperados com a realização da curadoria são: assegurar um padrão de qualidade dos registros e dos objetos digitais inseridos; fomentar ações para a preservação digital; e promover a organização de forma adequada da produção científica da Fiocruz inserida no repositório.

Palavras-chave: Arca – Repositório Institucional da Fiocruz. Curadoria de dados. Curadoria digital. Gestão da Informação. Gestores de repositórios. Bibliotecários. Profissionais de Informação.

Link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1388/pdf1388

Biografia do Autor

Ana Maria Neves Maranhão, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)

Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Rio de
Janeiro, Brasil.

Claudete Fernandes de Queiroz, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Rio de Janeiro, Brasil.
Raphael Belchior Rodrigues, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Rio de Janeiro, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos