Competência em informação aplicada aos discentes da Faculdade Unb Planaltina: desafios e integração das ações bibliotecária e docente

  • Rafael Barcelos Santos Universidade de Brasília
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília
  • Fernanda Regina Nascimento Universidade de Brasília

Resumo

O artigo aborda a competência em informação (CoInfo) enquanto disciplina conectada a programas de formação institucional. Com um estudo de caso, a pesquisa de natureza qualitativa e descritiva relata as experiências e as ações bibliotecária e docente no âmbito da disciplina Tópicos Especiais em Biblioteconomia e Ciência da Informação: Competência em Informação para a Iniciação Científica, ofertada no câmpus da Faculdade UnB Planaltina/FUP, como parte integrante do Programa de Formação para a CoInfo da Universidade de Brasília (UnB). Apresenta os principais conteúdos direcionados para o desenvolvimento da CoInfo nos discentes de graduação dos cursos da FUP, tendo como base as demandas e as necessidades informacionais dessa comunidade acadêmica. Como resultado, demonstra a abrangência da disciplina ministrada no decorrer de cinco semestres ininterruptos. Conclui que a disciplina é estratégica na FUP, visto que o Plano Político Pedagógico Institucional do câmpus está em consonância com os princípios da CoInfo.

Palavras-chave: Competência em Informação. CoInfo. Faculdade UnB Planaltina. Ações bibliotecária e docente. Programa de formação.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/3803/3357

Biografia do Autor

Rafael Barcelos Santos, Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Fernanda Regina Nascimento, Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos