Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa

  • Luiza Baptista Melo Universidade de Lisboa
  • Tatiana Sanches Universidade de Lisboa
  • Gaspar Matos Universidade de Lisboa
  • Patrícia Torres Universidade de Lisboa

Resumo

O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores.

Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias.  Atendimento em bibliotecas. Avaliação de bibliotecas. Comportamento dos utilizadores. ISO 16439:2014(E). Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821/655

Biografia do Autor

Luiza Baptista Melo, Universidade de Lisboa
Bibliotecária e Pesquisadora. Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Évora, Portugal.
Tatiana Sanches, Universidade de Lisboa
Bibliotecária e Pesquisadora. Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portuga
Gaspar Matos, Universidade de Lisboa
Bibliotecário. Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Patrícia Torres, Universidade de Lisboa
Bibliotecária. Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Portugal
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos