A contribuição do bibliotecário escolar na formação de estudantes pesquisadores no ensino médio

  • Jéssica Bedin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Magda Teixeira Chagas Universidade Federal de Santa Catarina
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A sociedade atual vive em um contexto baseado em informações. Para que as pessoas se apropriem dessas informações e possam aplicar em suas vidas, é preciso tornar consciente a necessidade de usar informações para resolver problemas e construir conhecimentos. A formação na educação básica é um período adequado para iniciar essa preparação e o bibliotecário por meio de sua formação possui conhecimentos para contribuir nessa formação. Dessa forma, questiona-se como os bibliotecários escolares contribuem para a formação de estudantes pesquisadores? O objetivo consiste em mapear as ações dos bibliotecários que contribuem para o desenvolvimento das habilidades em de pesquisa no do estudante. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e pode ser classificada como uma pesquisa bibliográfica. Como resultado da pesquisa, entende-se que os bibliotecários escolares contribuem para a formação de estudantes pesquisadores ao disponibilizarem um espaço apropriado para a pesquisa, também por meio do seu perfil pesquisador promovendo ações que possibilitam potencializar a busca e o uso da informação, fomentando a leitura e desenvolver projetos em parcerias com os professores. 

 Palavras-chave: Bibliotecário Escolar. Pesquisa Escolar. Estudante Pesquisador. Ensino Médio.
Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/917/842

Biografia do Autor

Jéssica Bedin, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina
Magda Teixeira Chagas, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora aposentada do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.
William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor no Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
Publicado
2018-06-28
Seção
Resumos de artigos científicos